Cecilia Barroso

Archive for dezembro \05\-02:00 2006|Monthly archive page

Um Lugar Chamado Notting Hill

In alec baldwin, hugh grant, julia roberts, rhys ifans, richard curtis, richard mccabe, roger michell on 5 de dezembro de 2006 at 06:06

(Notting Hill, ING/EUA, 1999)

Comédia/Romance

Direção: Roger Michell

Elenco: Julia Roberts, Hugh Grant, Richard McCabe, Rhys Ifans, Alec Baldwin

Roteiro: Richard Curtis

Duração: 124 min.

Se Julia Roberts é a rainha das comédias-românticas e Hugh Grant é o rei, nada mais lógico do que uni-los em um filme. Notting Hill é a realização do sonho de milhões de fãs do mundo e não decepciona absolutamente. Tanto que é considerado por muitos como o melhor de todos os filmes do gênero.

Os roteiros ingleses costumam ser sempre muito bons e, diga-se de passagem, mais inteligentes que os estadunidenses. Esse sempre vai ser um dos diferenciais dos filmes escritos por Curtis, que apesar de ser da Nova Zelândia, tem sua formação no Reino Unido. Grant é dono de uma loja de livros de viagem e Roberts, uma atriz famosa de Hollywood. Eles se encontram na pequena loja de livros e por causa de um acidente acabam se aproximando. A história é toda bonitinha e segue o roteiro básico das comédias românticas (está tudo lindo, está tudo mal, está tudo lindo de novo…).

O colega de Grant é uma atração a parte. Várias vezes no filme você vai pensar “será que existe mesmo alguém assim?”. É uma excelente diversão e a mágica do filme já começa nos créditos iniciais, quando é executada a belíssima She, de Charles Aznavour.

Pra quem estava procurando um filme para ver a dois esse é o top 1 da lista!

Um Grande Momento

A passagem do tempo e suas quatro estações na feira.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

BAFTA: Escolha da Audiência, Filme Britânico, Ator Coadjuvante (Rhys Ifans)

Globo de Ouro: Filme de Comédia/Musical, Ator de Comédia/Musical (Hugh Grant), Atriz de Comédia/Musical (Julia Roberts)

Links

Site Oficial

Sintonia de Amor

In bill pullman, meg ryan, nora ephron, rita wilson, rob reiner, rosie o'donnell, ross malinger, tom hanks, victor garber on 5 de dezembro de 2006 at 06:04

(Sleepless in Seatle, EUA, 1993)

Comédia/Romance

Direção: Nora Ephron

Elenco: Meg Ryan, Tom Hanks, Bill Pullman, Ross Malinger, Rosie O’Donnell, Gaby Hoffmann, Victor Garber, Rita Wilson, Rob Reiner

Roteiro: Jeff Arch (estória e roteiro), Nora Ephron e David S. Ward (roteiro)

Duração: 105 min.

O melhor do gênero pra mim. Apesar de não ser a estréia, é o primeiro filme dirigido por Ephron que fez tanto sucesso. Ela era famosa pelos roteiros de Harry e Sally – Feitos um para o Outro, A Difícil Arte de Amar e Silkwood e agora se aventurava na direção também, auxiliada pelo amigo de longa data Rob Reiner (que inclusive faz uma ponta no filme).

O filho de um viúvo triste (Hanks) resolve arrumar uma nova esposa para o pai através de um programa de rádio na noite de natal. O país inteiro escuta o programa e todas as mulheres solteiras se apaixonam pelo modo como Hanks fala da esposa. Inclusive uma jornalista que está prestes a se casar, mas não acredita em acaso e nem no amor idealizado pelos homens.

O mais interessante do filme é que ele é todo feito em cima de um antigo mela-cueca: o famoso “Tarde Demais para Esquecer“. Dramalhão cheio de desencontros, mas bem do jeito que as mulheres adoram. Ele aparece em várias seqüências do filme, assistido e comentado pelas personagens femininas, que nunca conseguem conter as lágrimas.

A química entre Hanks e Ryan funciona muito bem (tanto que eles também estrelaram um outro filme de Ephron, Mensagem para Você) e as crianças dão um show de presença. A trilha sonora, muito bem escolhida e cheia de clássicos românticos, ajuda na construção de um clima ainda mais apaixonado.

Um Grande Momento

Tom Hanks e Victor Garber narrando Os Doze Condenados para Rita Wilson.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Roteiro Original, Canção (Marc Shaiman, Ramsey McLean) – A Wink and a Smile

BAFTA: Roteiro Original, Trilha Sonora (Marc Shaiman)

Globo de Ouro: Filme de Comédia/Musical, Ator de Comédia/Musical (Tom Hanks), Atriz de Comédia/Musical(Meg Ryan)

MTV: Revelação (Ross Malinger), Performance Feminina (Meg Ryan), Música (Celine Dion e Clive Griffin) – When I Fall in Love, Melhor Dupla (Tom Hanks e Meg Ryan)

Quatro Casamentos e um Funeral

In andie macdowell, charlotte coleman, david bower, hugh grant, james fleet, john hannah, kristin scott thomas, mike newell, newell, richard curtis, rowan atkinson, simon callow on 5 de dezembro de 2006 at 06:01

(Four Weddings and a Funeral, ING, 1994)

Comédia/Romance

Direção: Mike Newell

Elenco: Hugh Grant, James Fleet, Simon Callow, John Hannah, Kristin Scott Thomas, David Bower, Charlotte Coleman, Andie MacDowell, Rowan Atkinson

Roteiro: Richard Curtis

Duração: 117 min.

Um filme muito bom de comédia, margeado por uma historinha de amor. Essa é a principal diferença dos outros filmes do gênero, onde a comédia é um complemento do romance. Hugh Grant sabe como fazer papel de bobalhões e eu acho que foi nesse filme que ele aprendeu como.

O filme é bem britânico e conta a história de um grupo de amigos que está sempre se encontrando em casamentos. Cada personagem tem a sua característica e o seu modo de se relacionar com os acontecimentos e com as pessoas próximas.

Os diálogos são primorosos e os foras de Grant são de fazer qualquer um rolar de rir. Outra presença marcante é a de Rowan Atkinson (o Mr Bean) como um padre atrapalhado.

A trama conquista por sua leveza e pela delicadeza com que aborda os relacionamentos entre amigos, irmãos, companheiros, desconhecidos e amantes (sejam eles hetero ou homossexuais).

Faz rir, faz chorar e não perdeu nada de sua graça com o tempo. Vale a pena você conferir!

Um Grande Momento

A lista de Andie MacDowell.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Filme e Roteiro Original

BAFTA: Filme, Direção, Roteiro Original, Ator (Hugh Grant), Atriz Coadjuvante (Kristin Scott Thomas e Charlotte Coleman), Ator Coadjuvante (Simon Callow, John Hannah), Edição (Jon Gregory), Figurino (Linda Hemming), Música (Richard Rodney Bennett)

César: Filme Estrangeiro

Globo de Ouro: Filme de Comédia/Musical, Ator de Comédia/Musical(Hugh Grant), Atriz de Comédia/Musical (Andie MacDowell), Roteiro

MTV: Revelação (Hugh Grant)

Enquanto Você Dormia

In bill pullman, jack warden, jon turteltaub, peter boyle, peter gallagher, sandra bullock on 5 de dezembro de 2006 at 06:00

(While You Were Sleeping, EUA, 1995)

Comédia/Romance

Direção: Jon Turteltaub

Elenco: Sandra Bullock, Bill Pullman, Peter Gallagher, Peter Boyle, Jack Warden, Monica Keena,

Roteiro: Daniel G. Sullivan e Fredric LeBow

Duração: 103 min.

Um dos filmes mais fofos do gênero comédia-romântica, trouxe Sandra Bullock de volta ao conhecido terreno depois dos filmes de ação O Demolidor e Velocidade Máxima. Conta a história de uma funcionária do metrô sonhadora e solitária, Lucy, que se apaixona por um passageiro que passa por sua roleta quase todos os dias. Acaso ou não, um dia ele sofre um acidente e é ela quem o leva para o hospital e, para não ficar desinformada sobre o estado de saúde de sua paixão, que está em coma, ela finge ser sua noiva.

Tudo vai indo conforme o pensado até que a família do rapaz aparece e acolhe Lucy como se fosse da família. Os problemas se complicam quando a noiva verdadeira do acidentado aparece.

O filme é divertido, tem um pique bom e não fica cansativo. O sorriso de Sandra Bullock é algo contagiante e seu olhar solitário convence.

Na trilha sonora, pérolas como Ella Fitzgerald, Glenn Miller e Natalie Cole. É um dos poucos filmes que os meninos costumam admitir que gostaram também.

Um Grande Momento

O casamento.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Globo de Ouro: Atriz de Comédia/Musical (Sandra Bullock)

MTV Movie Awards: Performance Feminina (Sandra Bullock), Mulher Mais Desejada (Sandra Bullock)

Uma Linda Mulher

In garry marshall, hector elizondo, jason alexander, julia roberts, richard gere on 5 de dezembro de 2006 at 05:58

(Pretty Woman, EUA, 1990)

Comédia/Romance

Direção: Garry Marshall

Elenco: Richard Gere, Julia Roberts, Jason Alexander, Hector Elizondo, Laura San Giacomo

Roteiro: J. L. Lawton

Duração: 119 min.

A comédia-romântica foi muito popular no final dos anos 50 e no começo dos anos 60, mas depois deu uma desaparecida. Foi o filme Uma Linda Mulher, com Julia Roberts e Richard Gere que fez o gênero voltar com força total às preferências da audiência (principalmente a feminina).

O filme é uma adaptação do conto de fadas Cinderela. Sem madrasta má ou irmãs malévolas, a gata borralheira é uma prostituta de rua que conhece o seu príncipe em uma dessas movimentadas avenidas. Os dois se aproximam, se apaixonam, mas ela é desajeitada, sem modos, estourada e ele é um gentleman, fino, educado e, principalmente, rico. É essa diferença entre os dois que faz o filme funcionar.

O filme tem seqüências divertidas e reintroduz elementos que não estavam tão em voga, como o clipe musical (aquela hora em que a mocinha e o mocinho estão fazendo alguma coisa juntos durante uma música inteirinha). Os figurinos são maravilhosos e o carro do Richard Gere também.

O filme foi grande sucesso de bilheteria e parceria dos atores voltou a se repetir no menos famoso Noiva em Fuga.

Eu, particularmente, não sou muito fã de Roberts e nem do Gere, mas chorei no filme como todas as mulheres que estavam na mesma sessão que eu. Recomendo, então, por ser o percursor de tantos filmes bonitinhos que vieram depois e que fizeram e continuam fazendo tanta gente suspirar.

Um Grande Momento

Julia Roberts na banheira, tanto na hora da “terapia”, como cantando Kiss.

Prêmios e indicações (as categorias premiadas estão em negrito)

Oscar: Atriz (Julia Roberts)

BAFTA: Filme, Roteiro Original, Atriz (Julia Roberts), Figurino

César: Filme Estrangeiro

Globo de Ouro: Filme de Comédia/Musical, Atriz de Comédia/Musical (Julia Roberts), Ator de Comédia/Musical (Richard Gere), Ator Coadjuvante (Hector Elizondo)